12 novembro 2016

Aprendendo a orar como Jesus - 1


O Catecismo da Igreja Católica (CIC) nos ensina que "Quando ora, Jesus já nos ensina a orar." (CIC 2607)1 e é "contemplando e escutando o Filho que os filhos aprendem a orar ao Pai."(CIC 2601)1. Sendo assim, prestemos atenção no modo como Ele orava e no que Ele disse, para que possamos nos comunicar melhor com Deus. 

Antes, vamos entender o porquê de Jesus orar. Segundo São Tomás de Aquino, Jesus quis, "mesmo como homem e Deus, fazer oração ao Pai, " por dois motivos:

I-.para nossa instrução, para nos dar o exemplo da oração. "E por isso diz Ambrósio : Não escuteis com ouvidos enganosos, pensando que o Filho de Deus orava, por fraqueza, pedindo se realizar o que não podia ele realizar. Mas, como fonte de todo poder, como mestre da obediência, ensina-nos, com o seu exemplo, os preceitos da virtude. Daí o dizer Agostinho: O Senhor podia, sob a forma de servo, e se o fosse necessário, orar em silêncio; mas quis se apresentar ao Pai como pecador, para lembrar que era o nosso Mestre."2.

II- para nos mostrar que vinha do Pai 2 "E por isso ele mesmo dizia: Eu bem sabia que tu sempre me ouves; mas falei assim por atender a este povo que está à roda de mim, para que eles creiam que tu me enviaste"3.

Notas

1. Catecismo da Igreja Católica, parágrafos 2599, 2601, 2607. Disponível em: http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p4s1cap1_2566-2649_po.html
2. São Tomás de Aquino, Suma Teológica, parte III, Tratado do Verbo Encarnado, questão 21 artigo 1. Disponível em: http://permanencia.org.br/drupal/node/3687
3. São Tomás de Aquino, Suma Teológica, parte III, Tratado do Verbo Encarnado, questão 21 artigo 3. Disponível em: http://permanencia.org.br/drupal/node/3689

> 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.