08 março 2018

Nov.Meditada a S.Francisca Romana - 9º dia






Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Santíssima Trindade, Pai Filho e Espírito Santo, agradeço-vos todos os favores e todas as graças com que enriqueceste a alma de Vossa serva Santa Francisca Romana durante os anos que passou na terra. E pelos méritos de tão querida Santa concedei-me a graça que ardentemente Vos peço de nunca me apartar de Vós e sempre reconhecer que sou vosso(a) e também a graça (...), se for conforme Vossa Santíssima vontade e para a salvação de minha alma.

NONO DIA

Santa Francisca, exemplo de santidade, pelo destaco das coisas terrenas, na vida e na morte.

I - Considerai que Santa Francisca, enamorada somente de Deus, a Ele somente desejava, desinteressada das coisas terrenas, nem mesmo quando viveu no século e muito mais quando se retirou a viver com suas filhas na Congregação. Ela tinha os víveres, as vestes, tudo, como emprestado, sem apegar-se a eles. Nós também consideramos assim os bens, os ágios e tudo o que a providencia nos fornece? Consideramos tudo como passageiro e incapaz de satisfazer-nos?

Pai Nosso - Ave Maria - Glória ao Pai - Santa Francisca Romana, rogai por nós.

II - Considerai que o espírito de Francisca, destacado das coisas terrenas, era voltado somente para Deus e para os bens eternos. Por isso, a contemplação contínua, os arrebatamentos, o êxtase, a conversação com os "beati comprensori" (os anjos); por isso, aquele seu falar suave, comovente, repleno de força celeste, que atraía, que iluminava, arrebatava e conquistava para Deus todos aqueles com que falava. Quando devemos deplorar o nosso espírito sempre imerso em preocupações terrenas até mesmo quando rezamos, e nossos discursos sempre imperfeitos! À imitação de Francisca, busquemos somente a Deus e às coisas eternas; não dignemos com nossa afeição as coisas desta vida pois: "Ubi est thesaurus tuus ibi erit cor tuum" (porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração - Mateus, 6,21).

Pai Nosso - Ave Maria - Glória ao Pai - Santa Francisca Romana, rogai por nós.

III - Considerai que Francisca fez conhecer em seu leito de morte quanto foi destacada das coisas terrenas e até mesmo de si mesma pela obediência. Aí está ela, pois, ao ponto extremo, plácida, serena, tranqüila, sem aflição pelo que estava a deixar, segura de alcançar em breve aqueles bens aos quais por toda sua vida fora atraída. Recomenda às filhas o destaco do mundo, o amor a Deus, a caridade recíproca, a obediência e, serenamente, encontra a morte dos justos. Ó morte beata! Se nós também queremos uma graças semelhante, esforcemo-nos de percorrer as mesmas vias, consolados em morte, felizes pela eternidade.

Pai Nosso - Ave Maria - Glória ao Pai - Santa Francisca Romana, rogai por nós.

Oração. Desfrutai, em paz eterna, ó grande Santa e nossa advogada Francisca, aquele sublime grau de glória com o qual Deus, justo retribuidor, recompensa largamente os vossos méritos pelo exercício das virtudes cristãs e pelas vossas santas obras. Mas do vosso trono de glória, volvei o olhar sobre nós, vossos devotos! Que será de nós? Chegaremos um dia a sermos participes desta glória? Viremos a contemplar a face de Deus, a amá-lo para sempre, a comprazer-nos eternamente com os anjos, com os santos, convosco, no Céu? "Veniam et apparebo ante facie Dei?" (irei contemplar a face de Deus? - Salmos, 41(42),3). Fomos criados todos para isto, mas as nossas culpas, as nossas fraquezas, os perigos da vida presente, nos enchem de temor. Eia, pois! Ó grande Santa, protegei-nos! Obtende-nos graças fortes, lumes abundantes para seguir o reto caminho da virtude, e faça com que, com a vossa intercessão, possamos alcançar este fim beato. Esta é a graça que sobre todas as coisas vos pedimos.

Estendei a vossa proteção sobre a santa cidade de Roma, vossa pátria, e sobre a Sé Apostólica, que a torna rainha do mundo católico. Protegei o Chefe visível da Igreja, o Sumo Pontífice, e faça que, como pó ao vento, se dispersem os ultrajantes e tolos conselhos dos inimigos da Igreja. Finalmente, volvei um olhar para as vossas diletas filhas; faça que nelas o vosso espírito de caridade, de observância, de retiro, de obediência seja sempre constante. Bendizei-as espiritualmente, bendizei-as até mesmo temporalmente, de modo que, reproduzindo nesta vida as vossas virtudes, formem a vossa glória aqui e vos façam, um dia, nobre coroa no Céu, onde todos esperamos chegar, mediante a vossa amável e potente intercessão, que novamente imploramos humildemente. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.



Mosteiro das Oblatas de Santa Francisca Romana:
Monastero delle Oblate di Santa Francesca Romana
via del Teatro di Marcello, 32
00186 - Roma - Italia - www.tordespecchi.it

Tradução: Giulia d'Amore di Ugento


Fonte: http://precantur.blogspot.com.br/2015/02/novena-meditada-santa-francisca-romana.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.