Concurso dos Correios: professores dão dicas para quem quer uma vaga
Um em cada 190 brasileiros terá que enfrentar uma pedreira nos próximos meses. Trata-se do concurso dos Correios, que encerrou suas inscrições em 19 de fevereiro com nada menos do que um milhão e 35 mil candidatos para 6.565 vagas, em funções como carteiro, atendente e analista.
A disputa acirrada, entretanto, está longe de ser motivo para desânimo. O EXTRA ouviu especialistas e reuniu as principais dicas para quem quer se dar bem na seleção. E tem que correr: a previsão é a de que as provas sejam aplicadas até maio, apesar de a banca examinadora ainda não ter sido escolhida.
— O candidato já pode organizar os estudos com base nos conteúdos e no peso de cada uma das disciplinas, que foram divulgados no edital — ressalta o diretor pedagógico do curso Servidor, Paulo Estrella.
Para a autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”, Lia Salgado, os candidatos não devem se preocupar tanto com a forte concorrência.
— Isso não deve assustar quem está decidido a ser aprovado. É começar já a preparação, para sair na frente — diz a consultora.
Segunda fase exigirá fôlego Se não bastasse a concorrência nas provas escritas, os candidatos a uma vaga de carteiro ainda terão que suar a camisa para passar no concurso. É que a segunda fase da seleção terá provas de corrida e barra fixa (veja AQUI o edital, com o que será exigido no exame físico).
Para a consultora Lia Salgado, a preparação deve começar o quanto antes:
— É preciso criar um ritmo com equilíbrio para não passar da conta. Assim, quando chegar a prova, o candidato estará pronto — explica.
DICAS:
Atenção às regras - Leia o edital com atenção para conhecer as regras do concurso.
De olhon na hora - Examine sua rotina e escolha os horários que dedicará ao estudo. Comece com uma a duas horas por dia, e vá aumentando aos poucos.
Entre em forma - Escolha três dias da semana para a preparação física. Comece com uma caminhada de 40 minutos, três vezes por semana. Depois passe para uma hora e, aos poucos, alterne minutos de caminhada e corrida. Isso ajudará também a ter concentração nos estudos. Lembre-se de começar ainda a fazer as barras.
Provas antigas - Estude com base no que é exigido no edital e pratique com as provas do concurso anterior para carteiro.
Saúde em dia - Faça intervalos de 15 minutos a cada duas horas de estudo, cuide da alimentação e durma bem. Tudo isso interfere no aprendizado.
Equilíbrio - Como um atleta, crie um ritmo de preparação com disciplina e equilíbrio, aumentando sempre, mas com cuidado para não exagerar.
VEJA A PROVA DO ÚLTIMO CONCURSO PARA CARTEIRO NO RIO E O GABARITO
Fonte : Extra online - Globo
http://extra.globo.com/economia/vidaganha/posts/2010/03/06/concurso-dos-correios-professores-dao-dicas-para-quem-quer-uma-vaga-272085.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe uma mensagem!!!