28 julho 2008

FORMAÇÃO: A IGREJA


A Igreja nasceu com Jesus. E como Jesus nasceu sob o sinal da contradição, assim nasceu e viveu muitas vezes a Igreja. Jesus foi amado e acolhido por muitos, mas também odiado e perseguido por muitos. A Igreja é continuadora da missão de Jesus, por isso também acaba sendo também ouvida, amada e odiada. (ver Lucas 2,34-35; Atos 8,1b).
A missão de Jesus não acabou na sua morte na cruz, mas eternizou-se na ressurreição, na ascenção, na vinda do Espírito Santo, na vida dos apóstolos e na vida da Igreja fundada por Ele. A Igreja destemida de Pentecostes cresce e se eterniza, a cada dia, em cada batizado que reza, sofre e ama (João 14,12).

Os Evangelhos contam a história de Jesus e os Atos dos Apóstolos contam a história de como nasceu e se propagou a Igreja naquela época. As cartas de Paulo e de outros discípulos são avisos, recomendações e ordens à Igreja espalhada em várias cidades. A vocação e missão da Igreja é muito profunda. O Reino de Deus se fez história na vida e ação de Cristo Jesus, Deus e Homem; mas também na história, vida e ação da Igreja, pois ela foi chamada a ensinar e levar a todo o mundo a observar o que Jesus ordenou e ensinou em sua vida. (ver Mateus 28,18-20).

Cristo deu sua vida e morreu na cruz pela Igreja!!! Para fundá-la e estabelecê-la para sempre entre nós! Veja em Efésios 5,25-27 e Atos 20,28.

Quem conhece a história, sabe a custo de quanto sangue, os mártires, santos e sacerdotes lutaram e deram sua vida para que chegasse até nós, intacta, as Sagradas Escrituras e a Sagrada Tradição!

Devemos conhecer e amar esta Igreja que nos gerou para filhos de Deus, nos educa na fé e nos alimenta pelos sacramentos. É a Igreja de Jesus! É a nossa Igreja!

Clique aqui para ver a continuação deste estudo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.