01 agosto 2008

FORMAÇÃO: A IGREJA 2


A Igreja é chamada também Povo de Deus, Esposa de Cristo, Templo do Espírito Santo, Una, Santa, Católica e Apostólica.
O catecismo da Igreja Católica é um conteúdo riquíssimo para o cristão. Veja no Catecismo o que nos diz sobre a Igreja ser:
Una: ver nº 813
Santa: ver nºs 823,827
Católica: ver nºs 830 a 834, 836 e 837
Apostólica: ver nºs 857 a 863

(você não tem o catecismo? então baixe no seu PC clicando aqui!)

As Sagradas Escrituras nos mostram o que é verdadeiramente Jesus e a sua Santa Igreja:



  • O próprio Jesus é a Cabeça da Igreja: Colocensses 1,18; Efésios 4,15.

  • Jesus é o Chefe da Igreja: Efésios 1,17-23.

  • Os sofrimentos da Igreja completa o que falta à Paixão de Cristo, às tribulações de Cristo: Colocensses 1,24

  • Jesus fundou uma só Igreja: 1Coríntios 1,1-3

  • É pela Igreja que podemos conhecer a infinita diversidade da Sabedoria Divina em Deus e em Jesus Cristo: Efésios 3,10-11

  • Jesus Cristo e a Igreja representam um Grande Mistério: Efésios 5,32

  • E muitas outras passagens que não vou citar aqui para não alongar...
Em toda a história o cristianismo inteiro era Igreja Católica. Somente em 1555 é que houve um rompimento radical fundando-se outra Igreja não-católica (Luterana), rompimento provocado por Lutero e seus discípulos.

Durante mais de Mil e Quinhentos anos só houve uma Igreja que levou o Evangelho aos "quatro cantos do mundo", a todos os povos, nações e línguas. Milhares de cristãos foram martirizados para que essa Igreja levasse o Evangelho e a verdade de Cristo a todos, para que essa Igreja (que começou na humilde sala do cenáculo), se tornasse a maior instituição do mundo. Foi essa Igreja quem ensinou aos povos de todo o mundo que as Sagradas Escrituras são a Palavra de Deus! Foi essa Igreja que ensinou a Lutero (que era um monge) a respeitar e amar a Bíblia Sagrada.
Jesus prometeu que estaria com a Igreja que ele fundou até o fim do mundo e que as portas do Inferno não prevaleceriam sobre Ela (ver Mateus 28,20 e 16,18). Se durante mais de mil e quinhentos anos só existiu a Igreja Católica como Igreja Cristã, ou Ela é Verdadeira, ou Jesus mentiu assegurando que a sua Igreja era inabalável e que estaria com ela...
Ora, sabemos que Jesus não mente...
O diabo é que é o pai da mentira...
Onde está a mentira então...
E Onde está a Verdade???
Tirem suas próprias conclusões... mas as tire baseadas na Palavra de Jesus que nunca passa...
Palavras que já completaram 2000 anos...
E Sua Igreja também...

Jesus sabia que a Igreja ia passar por provas terríveis, e que o inferno a atacaria tanto por fora, como por dentro, mas garantiu que Ela sairia vencedora!
Jesus sabia que na Igreja haveria de ter pessoas boas e ruins... Ora Ele mesmo diz que veio para os pecadores! Que não veio para os sadios! Por isso Ele conta aquela parábola que o Reino de Deus é como os pescadores que recolhem a rede e nela há grande quantidade de peixes... Peixes bons e ruins... E que (no final dos tempos) os pescadores (anjos) recolhem a rede e selecionam os peixes bons e jogam fora os ruins, e que assim acontecerá no fim dos tempos...
Só não vê a verdade quem não quer...
Ou talvez quem não a conheça verdadeiramente...

Abandonar a Igreja só porque encontramos alguns erros nela, seria como um adolescente fugir de casa porque descobriu os defeitos do pai e da mãe e não mais os aceita, ou porque brigou com eles... (Que adolescente metido a perfeito! rs).

Abandonar a Igreja quando vemos que Ela não é tão bonita, como esperáva-mos vê-la, é como abandonar Jesus na Cruz (como fizeram alguns seguidores), pois nesse momento ele não era tão belo e convincente quanto nas curas, pregações e milagres...
Será que só amamos algo por interesse?
Pense nisso...
Oremos:
"Senhor Jesus, me ensine a amar de verdade,
e a não ser egoísta nem discriminador,
me mostre tua verdade,
tua face,
tua Igreja,
a verdadeira face da tua Igreja,
a face que destes a Ela,
e me ensine a amá-la como Tu a amaste até o fim... até à Cruz..."
(ver Efésios 5,25-27)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.