29 agosto 2008

Liturgia Diária!!!

Sexta-feira, dia 29 de Agosto de 2008
Martírio de S. João Baptista



Comentário ao Evangelho do dia feito por
Lansperge : "Felizes os que são perseguidos por amor da justiça" (Mt 5,10)

Leituras

Jer. 1,17-19.
Tu, porém, cinge os teus rins, levanta-te e diz-lhes tudo o que Eu te
ordenar. Não temas diante deles; se não, serei Eu a fazer-te temer na sua
presença.
E eis que hoje te estabeleço como cidade fortificada, como coluna de ferro
e muralha de bronze, diante de todo este país, dos reis de Judá e de seus
chefes, dos sacerdotes e do povo da terra.
Far-te-ão guerra, mas não hão-de vencer, porque Eu estou contigo para te
salvar» – oráculo do Senhor.


Salmos 71(70),1-2.3-4.5-6.15.17.
Em ti, SENHOR, me refugio, jamais serei confundido.
Pela tua justiça, livra-me e protege-me; inclina para mim os teus ouvidos e
salva-me.
Sê a minha protecção e o refúgio onde me acolho. Tu prometeste salvar-me,
pois és o meu rochedo e a minha fortaleza.
Meu Deus, livra-me das mãos do ímpio, das mãos do opressor e do violento.
Tu és a minha esperança, ó Senhor DEUS, e a minha confiança desde a
juventude.
Em ti me apoio desde o seio materno, desde o ventre materno és o meu
protector; és o objecto contínuo do meu louvor.
minha boca proclamará a tua justiça, e todo o dia anunciarei a tua
salvação, sabendo bem que ela é inenarrável.
Instruíste-me, ó Deus, desde a minha juventude e até hoje anunciei sempre
as tuas maravilhas.


Marcos 6,17-29.
Na verdade, tinha sido Herodes quem mandara prender João e pô-lo a ferros
na prisão, por causa de Herodíade, mulher de Filipe, seu irmão, que ele
desposara.
Porque João dizia a Herodes: «Não te é lícito ter contigo a mulher do teu
irmão.»
Herodíade tinha-lhe rancor e queria dar-lhe a morte, mas não podia,
porque Herodes temia João e, sabendo que era homem justo e santo,
protegia-o; quando o ouvia, ficava muito perplexo, mas escutava-o com
agrado.
Mas chegou o dia oportuno, quando Herodes, pelo seu aniversário, ofereceu
um banquete aos grandes da corte, aos oficiais e aos principais da
Galileia.
Tendo entrado e dançado, a filha de Herodíade agradou a Herodes e aos
convidados. O rei disse à jovem: «Pede-me o que quiseres e eu to darei.»
E acrescentou, jurando: «Dar-te-ei tudo o que me pedires, nem que seja
metade do meu reino.»
Ela saiu e perguntou à mãe: «Que hei-de pedir?» A mãe respondeu: «A cabeça
de João Baptista.»
Voltando a entrar apressadamente, fez o seu pedido ao rei, dizendo: «Quero
que me dês imediatamente, num prato, a cabeça de João Baptista.»
O rei ficou desolado; mas, por causa do juramento e dos convidados, não
quis recusar.
Sem demora, mandou um guarda com a ordem de trazer a cabeça de João. O
guarda foi e decapitou-o na prisão;
depois, trouxe a cabeça num prato e entregou-a à jovem, que a deu à mãe.
Tendo conhecimento disto, os discípulos de João foram buscar o seu corpo e
depositaram-no num sepulcro.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por

Lansperge, o Cartuxo (1489-1539), religioso, teólogo
Sermão para a Degolação de S. João Baptista, Opera Omnia, t.2, p. 514s

"Felizes os que são perseguidos por amor da justiça" (Mt 5,10)

A morte de Cristo está na origem de uma multidão incontável de crentes.
Pelo poder desse mesmo Jesus e graças à sua bondade, a morte preciosa dos
seus mártires e dos seus santos fez nascer uma grande multidão de cristãos.
Com efeito, nunca a religião cristã pôde ser aniquilada pela perseguição
dos tiranos nem pelo assassinato injustificácel de inocentes: pelo
contrário, sempre tirou disso grande fonte de crescimento.
     
Temos um exemplo em S. João, que baptizou Cristo e cujo santo martírio hoje
festejamos. Herodes, esse rei infiel, quis, por fidelidade ao seu
juramento, apagar completamente da memória dos homens a lembrança de João.
Ora não só João não foi aniquilado como milhares de homens, inflamados pelo
seu exemplo, acolheram a morte com alegria por amor da justiça e da
verdade... Que cristão, digno desse nome, não venera hoje João, aquele que
baptizou o Senhor? Em toda a parte do mundo, os cristãos celebram a sua
memória, todas as gerações o proclamam bem-aventurado e as sua virtudes
enchem a Igreja de perfume. João não viveu só para si e não morreu só para
si.




Gerir directamente o seu abono (ou a sua subscrição) neste endereço : www.evangelhoquotidiano.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.