22 agosto 2008

Liturgia Diária!!!

Sexta-feira, dia 22 de Agosto de 2008
Nossa Senhora Rainha



Comentário ao Evangelho do dia feito por
São Basílio : «Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração»

Leituras

Ezeq. 37,1-14.
A mão do SENHOR desceu sobre mim; então, conduziu-me em espírito e
colocou-me no meio de um vale que estava cheio de ossos.
Fez-me passar junto deles, à sua volta, e eis que eles eram muitos sobre o
solo do vale; e estavam completamente ressequidos.
O Senhor disse-me: "Filho de homem, estes ossos poderão voltar à vida?" Eu
respondi: "Senhor DEUS, só Tu o sabes."
Ele disse-me: "Profetiza sobre estes ossos e diz-lhes: Ossos ressequidos,
ouvi a palavra do SENHOR.
Assim fala o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que vou introduzir em vós o
sopro da vida para que revivais.
Dar-vos-ei nervos, farei crescer a carne que revestirei de pele e depois
dar-vos-ei o sopro da vida, para que revivais. Sabereis assim, que Eu sou o
SENHOR."
Profetizei, segundo a ordem recebida. E aconteceu que, enquanto eu
profetizava, ouviu-se um ruído, depois um tumulto ensurdecedor; entretanto,
os ossos iam-se juntando uns aos outros.
Olhei e eis que se formavam nervos, a carne crescia, e a pele cobria-os por
cima; mas neles não havia espírito.
Então, Ele disse-me: "Profetiza! Profetiza, filho de homem, e diz ao
espírito: Assim fala o Senhor DEUS: 'Espírito, vem dos quatro ventos, sopra
sobre estes mortos, para que eles recuperem a vida'."
Profetizei como me era ordenado e, imediatamente, o espírito penetrou
neles. Retomando a vida, endireitaram-se sobre os pés; era um exército
muito numeroso.
Ele disse-me: "Filho de homem, esses ossos são toda a casa de Israel. Eles
dizem: 'Os nossos ossos estão completamente ressequidos, a nossa esperança
desvaneceu-se; ficámos reduzidos a isto.'
Profetiza, por conseguinte, e diz-lhes: Assim fala o Senhor DEUS: Eis que
abrirei as vossas sepulturas e vos farei sair delas, meu povo, e vos
reconduzirei à terra de Israel.
Então, reconhecereis que Eu sou o Senhor DEUS, quando abrir as vossas
sepulturas e vos fizer sair delas, ó meu povo.
Introduzirei em vós o meu espírito e vivereis; estabelecer-vos-ei na vossa
terra. Então, reconhecereis que Eu, o SENHOR, falei e agi" -oráculo do
SENHOR.


Salmos 107(106),2-3.4-5.6-7.8-9.
Digam-no aqueles que o SENHOR resgatou, os que Ele libertou do poder do
inimigo
fez regressar de todas as terras, do Oriente e do Ocidente, do Norte e do
Sul.
Andaram errantes pelo deserto e pela solidão, sem encontrar caminho para
uma cidade onde habitar.
Tinham fome e sede e já se sentiam desfalecer.
Mas, na sua angústia, clamaram ao SENHOR e Ele livrou-os das suas aflições.

Conduziu-os depois por um caminho seguro, que levava a uma cidade onde
podiam habitar.
Dêem graças ao SENHOR, pelo seu amor e pelas suas maravilhas em favor dos
homens.
Pois Ele deu de beber aos que tinham sede, e matou a fome aos famintos.


Mateus 22,34-40.
Constando-lhes que Jesus reduzira os saduceus ao silêncio, os fariseus
reuniram-se em grupo.
E um deles, que era legista, perguntou-lhe para o embaraçar:
«Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?»
Jesus disse lhe: Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com
toda a tua alma e com toda a tua mente.
Este é o maior e o primeiro mandamento.
O segundo é semelhante: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por

São Basílio (c. 330-379), monge e bispo de Cesareia, na Capadócia, doutor da Igreja
Grandes Regras, Q. 2

«Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração»

Recebemos de Deus a tendência natural para fazermos o que Ele nos manda, de
maneira que não podemos insurgir-nos, como se Ele nos pedisse uma coisa
extraordinária, nem orgulhar-nos, como se déssemos mais do que aquilo que
nos é dado. [...] Ao recebermos de Deus o mandamento do amor, possuímos
imediatamente, desde a nossa origem, a faculdade natural de amar. Não foi a
partir do exterior que fomos por ela enformados; e isto é evidente, porque
procuramos naturalmente aquilo que é belo [...]; sem que no-lo ensinem,
amamos aqueles que nos são aparentados, pelos laços do sangue ou de uma
qualquer aliança; enfim, de boa vontade damos provas de benevolência aos
nossos benfeitores.

Ora, haverá coisa mais admirável do que a beleza de Deus? [...] Haverá
desejo mais ardente do que a sede provocada por Deus na alma purificada,
que exclama com emoção sincera: «Desfaleço de amor» (Cant 2, 5)? [...] Esta
bondade é invisível aos olhos do corpo, só podendo ser captada pela alma e
pela inteligência. Sempre que iluminou os santos, deixou neles o aguilhão
de um grande desejo, a ponto de eles exclamarem: «Ai de mim, que vivo no
exílio» (Sl 119, 5), «Quando poderei eu chegar, para contemplar a face de
Deus?» (Sl 41,3), «Desejo partir para estar com Cristo» (Fil 1, 23) e «A
minha alma tem sede do Senhor, do Deus vivo» (Sl 41, 3). [...] É assim que
os homens aspiram naturalmente ao belo. Mas aquilo que é bom é também
supremamente amável; ora, Deus é bom; portanto, se todas as coisas procuram
o que é bom, todas as coisas procuram a Deus. [...]

Se o afecto dos filhos pelos pais é um sentimento natural, que se manifesta
no instinto dos animais e na disposição dos homens para amarem as mães
desde tenra idade, não sejamos menos inteligentes do que as crianças, nem
mais estúpidos do que os animais: não nos apresentemos diante de Deus que
nos criou como estrangeiros sem amor. Mesmo que não tivéssemos
compreendido, pela Sua bondade, Quem Ele é, devíamos ainda assim, apenas
pelo facto de termos sido criados por Ele, amá-Lo acima de tudo, e
permanecer ligados à memória do que Ele é, como as crianças permanecem
ligadas à memória de sua mãe.





Gerir directamente o seu abono (ou a sua subscrição) neste endereço : www.evangelhoquotidiano.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.