12 agosto 2008

Liturgia Diária!!!

Terça-feira, dia 12 de Agosto de 2008
Santa Joana Francisca de Chantal, viúva, religiosa, fundadora, +1641, Beato Amadeu da Silva, religioso, +1482



Comentário ao Evangelho do dia feito por
Santo Ambrósio : «Também é da vontade de vosso Pai que está no Céu que não se perca um só destes pequeninos»

Leituras

Ezeq. 2,8-9.3,1-4.
"Tu, porém, filho de homem, escuta o que te digo. Não sejas rebelde como
aquela gente rebelde. Abre a boca e come o que te vou dar."
Olhei e vi uma espécie de mão que se dirigia para mim, segurando um
manuscrito enrolado.
Disse-me: "Filho de homem, come aquilo que te é apresentado, come este
manuscrito e vai falar à casa de Israel."
Abri então a boca e Ele deu-me o manuscrito a comer.
E disse-me: "Filho de homem, alimenta-te e sacia-te com este manuscrito que
agora te dou." Comi-o e ele foi, na minha boca, doce como o mel.
Então, disse-me: "Filho de homem, dirige-te à casa de Israel, e leva-lhes
as minhas palavras.


Salmos 119,14.24.72.103.111.131.
Alegro-me mais em seguir as tuas ordens, do que em possuir qualquer
riqueza.
Os teus preceitos são as minhas delícias; são eles os meus conselheiros.
Dalet
Prezo mais a lei da tua boca do que milhões em ouro e prata. Yod
Como são doces, ao meu paladar, as tuas palavras! Mais doces do que o mel
para a minha boca.
As tuas ordens são a minha herança para sempre, porque elas alegram o meu
coração.
Abro, com avidez, a minha boca, porque tenho fome dos teus mandamentos.


Mateus 18,1-5.10.12-14.
Naquele momento, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe:
«Quem é o maior no Reino do Céu?»
Ele chamou um menino, colocou-o no meio deles
e disse: «Em verdade vos digo: Se não voltardes a ser como as criancinhas,
não podereis entrar no Reino do Céu.
Quem, pois, se fizer humilde como este menino será o maior no Reino do Céu.

Quem receber um menino como este, em meu nome, é a mim que recebe.»
«Livrai-vos de desprezar um só destes pequeninos, pois digo-vos que os seus
anjos, no Céu, vêem constantemente a face de meu Pai que está no Céu.
Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar,
não deixará as noventa e nove no monte, para ir à procura da tresmalhada?
E, se chegar a encontrá la, em verdade vos digo: alegra-se mais com ela do
que com as noventa e nove que não se tresmalharam.
Assim também é da vontade de vosso Pai que está no Céu que não se perca um
só destes pequeninos.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por

Santo Ambrósio (c. 340-397), bispo de Milão e doutor da Igreja
Comentário ao Salmo 118, 22, 27-30

«Também é da vontade de vosso Pai que está no Céu que não se perca um só destes pequeninos»

Vinde, Senhor Jesus, procurai o vosso servo; procurai a vossa cansada
ovelha; vinde, pastor [...]. Enquanto Vos demorais nas montanhas, eis que a
vossa ovelha erra, perdida; deixai as outras noventa e nove que tendes e
vinde procurar aquela que se perdeu. Vinde, sem que ninguém Vos ajude, sem
Vos fazerdes anunciar; sou eu quem Vos espera. Não tragais o chicote,
trazei amor; vinde com a doçura do vosso espírito. Não hesiteis em deixar
nas montanhas as noventa e nove ovelhas que possuís; aos altos cumes onde
as deixastes, não terão os lobos acesso [...] Vinde até mim, que me perdi
do rebanho das alturas, porque também aí me havíeis posto, mas os lobos da
noite fizeram que abandonasse os vossos prados.
Procurai-me, Senhor, pois na minha prece procuro-Vos. Procurai-me,
encontrai-me, perdoai-me, levai-me! Aquele a quem procurais Vós podereis
encontrá-lo, aquele que encontrais, dignai-Vos perdoá-lo, e este a quem
perdoais, ponde-o aos vossos ombros. Nunca tal fardo de amor Vos pesará,
pois que sem vos afadigardes sois o portageiro da justiça. Vinde portanto,
Senhor, porque se é verdade que eu erro, «Não esquecerei as vossas
palavras» (Sl 118,16), e conservo a esperança do remédio. Vinde, Senhor, só
Vós podereis chamar a vossa ovelha perdida, e às outras que deixais não
causareis mal algum; elas alegrar-se-ão por ver regressar o pecador. Vinde,
haverá salvação na Terra e alegria nos céus (Lc 15,7).
Não envieis servos, não envieis mercenários, vinde Vós, em pessoa, procurar
a vossa ovelha. Perdoai-me nesta carne que com Adão caiu. Reconhecei em
mim, neste gesto, não o filho de Eva mas o filho de Maria, virgem pura,
virgem pela graça, sem mácula de pecado; depois levai-me até à vossa cruz,
que é a salvação dos homens perdidos, o único repouso dos homens cansados,
a única vida de todos quantos morrem.




Gerir directamente o seu abono (ou a sua subscrição) neste endereço : www.evangelhoquotidiano.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.