05 abril 2022

07 Recebereis o Dom do Espírito Santo

 


Em Atos dos Apóstolos, capítulo 2, São Pedro diz aos que perguntavam o que se deveria fazer para mudarem de vida, se converterem:

"Arrependei-vos, sejam batizados e recebereis o Dom do Espírito Santo".

Esse Dom do Espírito Santo pode significar duas coisas:

  • Uma dádiva do Espírito Santo, um dom, uma graça oriunda dele; ou
  • A própria pessoa do Espírito Santo como Dom excelso dado a nós.
Em Romanos 8,9 São Paulo nos diz que quem não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Ele. Só podemos receber o Espírito Santo em Cristo. Pelo santo batismo nós pertencemos a Jesus e por isso possuímos o Espírito Santo, pela promessa de Cristo.

Em 1 Coríntios 6,17 aprendemos que quem se une a Cristo, se torna um só espírito com Ele. É uma união a nível espiritual com a participação de uma terceira pessoa: Deus Espírito Santo, que se une a Cristo Deus e à nossa alma.

Em João 14 Jesus diz que se o amarmos, seremos capazes de guardar seus mandamentos (que é a fé e a caridade) e que Ele pedirá ao Pai, que nos dará outro Paráclito (aquele que está junto, ao lado, protegendo, guardando, advogando).

Precisamos nos tornar homens dominados pelo Espírito Santo. 

O Espírito Santo é o sopro de vida e energia vital da moral na Igreja. Ele é a fonte da moralidade. É Ele que nos inspira, motiva, exorta, guia, corrige e orienta. Ele é o impulso da nossa conduta, se nos tornarmos homens espirituais.

Aprendemos em 1 Coríntios 15,45 que o primeiro Adão recebeu vida. Cristo, o segundo Adão, dá a vida, pelo Espírito Santo.

Somos chamados a ser pneumáticos, homens espirituais.

Em 1 Coríntios 2,14 São Paulo nos diz que o que é psíquico (almático, com princípios humanos) não aceita o que é do Espírito de Deus, pois lhe parece loucura. São coisas que só podem ser avaliadas espiritualmente.

O homem espiritual avalia tudo e não é avaliado por ninguém. Ele tem o pensamento de Cristo, porque está dentro dele.

O homem natural não consegue perdoar. 

O homem espiritual não consegue guardar mágoa e às vezes nem nota as ofensas.

O homem natural não consegue ficar parado na oração.

O homem espiritual tem dificuldade de ser retirado da oração.

O homem natural busca a vida toda satisfazer a carne.

O homem espiritual mortifica a carne com alegria. Seu prazer está em algo superior, pois busca a amizade divina, as coisas celestiais.

Somos batizados para termos o Espírito de Cristo, para ser uma força transformadora em nossa vida.

A Tito, São Paulo ensina que Cristo nos salvou por sua misericórdia mediante o banho da regeneração (batismo) e pela renovação do Espírito Santo. As misericórdias do Senhor são a renovação contínua do Espírito Santo em nossa vida.

Ainda em Tito, em 2,11-12, São Paulo nos diz que somos tirados do mundo profano, da impiedade e das paixões carnais. A igreja é a comunidade daqueles que foram resgatados do mundo.


Em Efésios 4,13 está que o batismo nos insere no corpo de Cristo, a Igreja. Cristo está nos cristãos. O próprio Senhor diz isso à Paulo perseguidor, na queda que gerou sua conversão. E os cristãos estão em Cristo. Os cristãos foram incorporados nele por sua Igreja que é o seu corpo. Eklesia, do grego, significa convocação. Igreja não é povo que se organiza, é o Corpo de Cristo, convocado por Deus, um chamado divino para reunir-se preparando-se para o céu.


Em Gálatas 3 vemos que quem foi batizado se revestiu de Cristo e se tornam todos juntos uma só coisa.


Em 1 Coríntios 12,13 compreendemos que fomos batizados num só Espírito para formar um só corpo. Não existe cristianismo isolado, individualista. Tem que ser membro da Igreja. Servir a Deus 'do meu jeito', não é o que o Evangelho nos ensina. Assim com para fazer parte de um país é preciso ser repatriado, na igreja é preciso do batismo.


Aprendemos em Efésios 2,19 que já não somos estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e familiares de Deus. Membros da família de Deus, A Igreja é a família de Deus.


Em Hebreus 12,22-24 lemos que nós nos aproximamos do céu, dos santos, de Cristo, dos anjos, da cidade celeste, de Deus mesmo. Não dá pra pensar no evangelho sem pensar na Igreja. Jesus não deixou nenhum livro, deixou uma igreja. A igreja é a coluna e o fundamento da verdade.


O projeto de Deus na terra passa por sua igreja. A igreja tem problemas sim, mas tem um caráter sobrenatural. Jesus quis a igreja. As desilusões com o falso testemunho de muitos cristãos leva muitas pessoas a se afastarem da igreja buscando uma vida espiritual isolada, mas essa vida espiritual não é possível viver de forma isolada, segundo nos ensina todo o novo testamento.


Não existe moral no novo testamento ou salvação sem considerar a igreja. O que nos vincula historicamente a Cristo é a igreja. 


Que tenhamos um verdadeiro amor à Igreja impulsionados pelo Espírito Santo com a mente de Cristo em nós.


Falar do Espírito Santo é falar da Igreja. Os dois são unidos por definição de Cristo. A missão do Espírito Santo é habitar na Igreja. Por isso dizemos: "Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na vida eterna, amém."


+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.