18 março 2009

Liturgia Diária!!!

Quarta-feira, dia 18 de Março de 2009
Quarta-feira da 3ª semana da Quaresma

S. Cirilo de Jerusalém, bispo, Doutor da Igreja, +386



Comentário ao Evangelho do dia feito por
: «Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição.»

Leituras

Deut. 4,1.5-9.
«Agora, Israel, ouve as leis e os preceitos que eu hoje vos ensino.
Ponde-os em prática para que vivais e chegueis a possuir a terra que o
Senhor, Deus dos vossos pais, vos há-de dar.
Vede: ensinei-vos leis e preceitos, como o Senhor, meu Deus, me ordenou;
assim fareis na terra que ides possuir.
Observai-os e ponde-os em prática, porque isso manifestará a vossa
sabedoria e a vossa inteligência aos olhos dos povos que, ao terem
conhecimento de todas estas leis, dirão: 'Que povo sábio e inteligente é
esta grande nação!'
Com efeito, que grande nação haverá que tenha um deus tão próximo de si
como está próximo de nós o Senhor, nosso Deus, sempre que o invocamos?
E que grande nação haverá, que possua leis e preceitos tão justos como esta
lei que eu hoje vos apresento?
Toma, pois, cuidado contigo! Guarda-te bem de esquecer os factos que os
teus olhos viram; que eles nunca se afastem do teu coração em todos os dias
da tua vida. Ensina-os aos teus filhos e aos filhos dos teus filhos.


Salmos 147,12-13.15-16.19-20.
Glorifica, Jerusalém, o SENHOR; louva, Sião, o teu Deus.
Ele reforçou os ferrolhos das tuas portas e abençoou os teus filhos dentro
de ti;
Ele manda as suas ordens à terra, e a sua palavra corre velozmente;
faz cair a neve, branca como a lã, espalha a geada como se fosse cinza;
Ele revela os seus planos a Jacob, os seus preceitos e as suas sentenças a
Israel.
Não fez assim com nenhum outro povo, não lhes deu a conhecer os seus
mandamentos.


Mateus 5,17-19.
«Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas
levá-los à perfeição.
Porque em verdade vos digo: Até que passem o céu e a terra, não passará um
só jota ou um só ápice da Lei, sem que tudo se cumpra.
Portanto, se alguém violar um destes preceitos mais pequenos, e ensinar
assim aos homens, será o menor no Reino do Céu. Mas aquele que os praticar
e ensinar, esse será grande no Reino do Céu.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por


Catecismo da Igreja Católica, §§ 1961-1967

«Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição.»

Deus, nosso Criador e nosso Redentor, escolheu Israel como Seu povo e
revelou-lhe a Sua Lei, preparando assim a vinda de Cristo. [...] A Lei
antiga é o primeiro estádio da lei revelada. As suas prescrições morais
estão compendiadas nos Dez Mandamentos. Os preceitos do Decálogo assentam
os alicerces da vocação do homem, feito à imagem de Deus: proíbem o que é
contrário ao amor de Deus e do próximo e prescrevem o que lhe é essencial.
O Decálogo é uma luz oferecida à consciência de todo o homem, para lhe
manifestar o apelo e os caminhos de Deus e o proteger contra o mal: Deus
«escreveu nas tábuas da Lei o que os homens não liam nos seus corações»
(Santo Agostinho).Segundo a tradição cristã, a Lei santa,
espiritual e boa, é ainda imperfeita (Rom 7, 12ss). Como um pedagogo (Gal
3, 24), mostra o que se deve fazer; mas, por si, não dá a força, a graça do
Espírito para ser cumprida. Por causa do pecado, que não pode anular, não
deixa de ser uma lei de escravidão. [...] A Lei antiga é uma preparação
para o Evangelho. A Lei nova ou Lei evangélica é a perfeição,
na terra, da Lei divina, natural e revelada. É obra de Cristo e tem a sua
expressão, de modo particular, no sermão da montanha. É também obra do
Espírito Santo e, por Ele, torna-se a lei interior da caridade:
«Estabelecerei com a casa de Israel uma aliança nova [...]. Hei-de imprimir
as Minhas leis no seu espírito e gravá-las no seu coração. Eu serei o seu
Deus e eles serão o Meu povo» (Heb 8, 8-10).A Lei nova é a
graça do Espírito Santo, dada aos fiéis pela fé em Cristo. «Cumpre»,
apura, ultrapassa e leva à perfeição a Lei antiga. Nas bem-aventuranças (Mt
5, 3ss.), cumpre as promessas divinas, elevando-as e ordenando-as ao «Reino
dos céus». Dirige-se àqueles que estão dispostos a acolher com fé esta
esperança nova: os pobres, os humildes, os aflitos, os corações puros, os
perseguidos por causa de Cristo, traçando assim os surpreendentes caminhos
do Reino.




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