Irmãos, o Padre José Eduardo começou em fevereiro uma campanha sobre seu novo curso sobre Teologia Moral no Novo Testamento. Conversando com minha esposa, decidimos adquirir esse curso, visto que ele será importantíssimo para fundamentar nossa fé em rocha sólida no meio de tanta falta de discernimento no mundo atual. Outro motivo foi a importância de voltar às raízes do pensamento moral em Jesus Cristo e na Igreja apostólica. Os manuais de teologia moral nem sempre dão respostas aos desafios novos que estamos enfrentando, por isso devemos discernir o que fazer nestes tempos e um critério fundamental de discernimento é tomar as bases morais fundamentais do qual se erigiu a nossa fé.
Vou começar a compartilhar um resumo simples dos meus conhecimentos no curso pouco a pouco aqui neste blog.
A destruição da civilização e da moral cristã
O fim da idade antiga da história foi marcada pelo declínio da Civilização Romana, mas com o florescer de um cristianismo cada vez mais forte, rico e profundo. Principalmente pelo movimento monástico. A Igreja gerou a civilização ocidental.
A crise intelectual e a corrupção moral na baixa idade média fez nascer mais fortemente uma Teologia Moral mais estruturada como um movimento para tentar restaurar e sustentar a moralidade num tempo difícil que estava cada vez mais crescente na perda da moralidade.
A Igreja conseguiu manter uma moralidade razoável durante um bom tempo com os esforços da teologia moral da época, evitando piores erros e desvios.
Depois da reforma Protestante, contra reforma católica e do Renascimento, houve uma epidemia de imoralidade. Nessa época floresceu grandes teólogos morais, como Santo Afonso de Ligório, entre outros, que unificava o pensamento moral em toda a igreja com os tratados de teologia moral.
Apesar de todos os problemas da época, os tratados de teologia moral nasceram em sociedades predominantemente católicas. Com uma cosmovisão cristã. Dentro de uma cultura muito diferente da nossa atual.
A virtude da afabilidade vivida mais facilmente numa sociedade cristã, é um exemplo da dificuldade de sua aplicação numa sociedade pagã e violenta como o é a atual. Em algumas realidades atuais é necessária uma ação mais rígida e severa para conter a maldade do mundo e mostrar o caminho do bem.
Um revolucionário usa essa situação para desmerecer a Teologia Moral dizendo que tais princípios cristãos são retrógrados.
Para bem compreender todo o conteúdo moral produzido na história da Igreja é preciso um grande esforço para conhecer a cultura, a realidade das épocas de tais escritos. É preciso um esforço imaginário, é preciso recorrer à literatura e à história.
A revolução moderna causou um estrago na nossa cultura atual que não temos condições de enxergar o tamanho da destruição. Como um peixe não consegue compreender a água. Alguns querem que a Igreja absorva as promiscuidades modernas. O cristianismo sempre existiu na resistência às imoralidades e maldades desse mundo à custa de muitos mártires em diversas situações. A inimizade com o mundo é uma característica básica no cristianismo. O mundo deve ser evangelizado e convertido e não abraçado ou viver nele com cumplicidade nas suas maldades e erros.
Outros querem que costumes antigos, que apesar de não serem constituição fundamental da pregação evangélica, por mais que sejam bons e santos, mas que não refletem, não se adequam aos costumes atuais, sejam aplicados independentemente da situação cultural, goela abaixo, custe o que custar. Aqui é necessário um grande e profundo discernimento.
Diante disso é preciso separar o acessório do fundamental sobre modalidade cristã. É preciso voltar um pouco atrás nos fundamentos bíblicos, evangélicos, dos porquês da nossa vivência.
Os cristãos primitivos tinham uma visão sacra de toda a realidade de vida. Como podemos reconstruir uma sociedade cristã? Restaurar os fundamentais significados do cristianismo? Para isso é preciso ampliar a visão, expandindo além dos limites da moral. Pois o cristianismo não é só moral. A moral é inundada por graças e verdades divinas que a santificam. É preciso voltar nas raízes para restaurar nossa moral decaída.
Como o novo Testamento pode nos ajudar a resgatar os ensinamentos, fundamentos básicos para nos ajudar, nos socorrer, no problema moral complexo atual?
Essa resposta é a busca desse estudo em teologia moral a partir do novo Testamento. Acompanhe nossos posts e comente.
Deus te abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe uma mensagem!!!