Professor coreano denunciou má administração dos bens da Igreja
CIDADE DO VATICANO, domingo, 23 de novembro de 2008 (ZENIT.org).- Bento XVI nomeou como revisor internacional na Prefeitura para os Assuntos Econômicos, instituição que vigia as contas da Santa Sé, o economista coreano Thomas Han Hong-Soon Han, que alertou sobre administração inadequada dos bens da Igreja no recente Sínodo dos Bispos.
Hong-Soon Han, professor de Economia do College of Business and Economics da Hankuk University of Foreign Studies de Seul, é presidente do Conselho do Apostolado dos Leigos Católicos da Coréia.
Ao intervir no Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus, no qual foi ouvinte, o professor explicou que «a formação na Palavra de Deus deveria compreender uma sólida formação na doutrina social da Igreja».
«Neste sentido – garantiu –, o Compêndio da Doutrina Social da Igreja pode constituir um válido instrumento. Temos necessidade de educadores competentes no campo da doutrina social e no estudo da Palavra de Deus. A Igreja deveria investir recursos humanos e financeiros na formação de educadores.»
«Uma formação na Palavra de Deus exige que toda a Igreja e todos os seus membros dêem testemunho com as ações. Devemos ser conscientes de que as pessoas se convencem mais com a santidade de vida do que com a discussão intelectual.»
«Os chefes da Igreja devem fazer um sério exame dos estilos de vida e dos bens no seio da Igreja à luz da Palavra de Deus, para tomar todas as medidas possíveis e promover a doutrina social. Além disso, quando se fecham contratos comerciais, a Igreja deve garantir que contenham princípios de justiça, retribuições suficientes para viver e boas condições de trabalho. Infelizmente, os antecedentes da Igreja nem sempre foram satisfatórios», denunciou.
O professor concluiu sua exposição esperando que o Sínodo promova um estilo de vida bíblico, próprio de uma Igreja que dá testemunho e promove uma formação dos leigos.
O cargo de revisor internacional tinha sido ocupado nos últimos meses pelo ex-presidente da companhia aérea Alitalia, Maurizio Prato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe uma mensagem!!!